3 tipos de mourões
O que são mourões?
Os mourões são peças pré-fabricadas, também conhecidas como palanques ou estacas. Produzidas com diferentes tipos de materiais, elas podem ser utilizadas em construções residenciais, industriais e rurais. Embora sirvam para dar mais sustentação a cercas de sítios, jardins, chácaras e demais áreas de cercamento, seu funcionamento varia dependendo do material de que é fabricado. O mourão de concreto, por exemplo, é necessário cavar o solo a uma profundidade mínima de quarenta centímetros antes de fixá-los. Depois disso, é necessário amarrar a tela ou outro material utilizado para a construção da cerca. Leia também: CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE LAJES DE CONCRETO
Principais vantagens dos mourões
O mourão oferece diversas vantagens, como a alta resistência, durabilidade e impermeabilidade. Essa peça também é uma boa opção bastante ecológica, pois evita o desmatamento e corte madeira para a fabricação da peça. Além disso, ela ainda proporciona outros benefícios, sendo que os principais deles são:
Podem ser reaproveitados em outros terrenos;Resistentes a incêndios e fungos;Custos reduzidos;Padronização;Simetria.
Tipos de mourão
De maneira geral, existem três tipos de mourões. Cada um deles apresenta características específicas e são indicados para diversos tipos de obra. Veja abaixo quais são eles e as principais informações de cada um:
Retos
O mourão do tipo reto oferece proteção de dois metros para a cerca. No entanto, a depender do material em que foi fabricada, a peça pode ser maior se for preciso cavar o solo para proporcionar mais sustentação.
Curvos
Assim como o tipo anterior, os mourões curvos, oferecem proteção de dois metros para a cerca. A diferença é que, em sua parte superior, a proteção faz uma curva de quarenta centímetros onde se emprega o arame farpado.