4 Muro de concreto Pré-moldados e pré-fabricados
O muro de concreto pré-moldados geralmente é produzido no canteiro de obras, apenas realocados para a instalação. No geral o mesmo nome é usado para os dois pelos fabricantes. Já os muros pré-fabricados são produzidos industrialmente e só entregues na residência para instalação.
Quais são as principais diferenças entre Pré-moldados ou pré-fabricados? Podem até confundir um pouco, mas são muito diferentes. Eles possuem elementos estruturais de concreto, como vigas, lajes, paredes e pilares, produzidos distante do local no qual serão instalados. Além do mais, facilitam a construção, pois são encaixados, dispensando intervenções mais complexas, como cortes, reduzindo, também, a mão de obra.
No entanto, eles possuem diferenças no processo produtivo – com respeito às características do material posto na estrutura, quanto no lugar onde as peças são confeccionadas –, o que pode determinar o uso de um ou de outro na obra.
De acordo com a norma, os elementos pré-fabricados são produzidos em instalações industriais e sob condições controladas. Para isso, é necessário que a mão de obra seja especializada e que todas as etapas (do preparo da armadura e da forma, passando pelo lançamento do concreto, até o armazenamento) tenham o auxílio de máquinas e equipamentos adequados.
O muro de concreto pré moldado é um desses itens modernos que está ganhando cada vez mais adeptos na construção civil. A proposta partir para o mais prático. O produto pode então diminuir custos em mão de obra e tempo de serviço, o que é uma grande vantagem em alguns tipos de construção que não podem demorar muito. Para quem quer conhecer mais temos boas informações a seguir.